Blog Libra Crédito

17, August 2023
Como investir sem descapitalizar?

     O home equity se trata da possibilidade de transformar a propriedade imobiliária em uma fonte de financiamento acessível e vantajosa, pois resulta em parcelas mais acessíveis e custos financeiros menores ao longo do tempo, isso contribui para que as parcelas mensais sejam adequadas à sua capacidade financeira, evitando um impacto significativo no orçamento pessoal. A quantia emprestada pode ser utilizada para diversos fins, como investimentos, consolidação de dívidas, reformas na casa, viagens ou até mesmo abrir um negócio próprio. Por isso, essa modalidade é uma boa opção para quem deseja realizar projetos, concretizar sonhos e gerenciar as finanças de forma mais eficiente, aproveitando o valor do patrimônio imobiliário de maneira estratégica e benéfica.

Investir sem descapitalizar, ou seja, sem comprometer totalmente os recursos financeiros disponíveis, é de extrema importância para garantir a estabilidade financeira e a capacidade de lidar com imprevistos. Ao manter uma reserva de capital, os indivíduos têm maior segurança financeira para enfrentar emergências, como despesas médicas inesperadas ou perda de emprego. Além disso, investir sem descapitalizar permite aproveitar oportunidades futuras, como novos investimentos, empreendimentos ou projetos pessoais, sem depender exclusivamente do patrimônio existente. Dessa forma, preservar recursos financeiros proporciona uma base concreta para o crescimento e a construção de um futuro financeiro mais sólido.


Entendendo o Home Equity:


Também conhecido como empréstimo com imóvel em garantia, essa modalidade de crédito se trata do montante financeiro que representa a diferença entre o valor de mercado do imóvel e o saldo devedor do financiamento imobiliário existente. Como dito anteriormente, a garantia, permite que os clientes acessem recursos financeiros de forma mais flexível e com taxas mais justas do que outros tipos de crédito. Resumindo, o Home Equity é uma grande oportunidade para realizar objetivos financeiros ou até suprir necessidades de forma mais acessível e vantajosa

A relação entre o valor do imóvel e a quantia em dinheiro que pode ser obtida por meio do empréstimo com imóvel em garantia é direta e proporcional. Geralmente, os credores oferecem empréstimos que correspondem a uma porcentagem do valor de avaliação do imóvel. Essa porcentagem pode variar, mas aqui na Libra é liberado até 50% do valor da propriedade. Portanto, quanto maior for o valor de mercado do imóvel, maior será a quantia em dinheiro disponível para empréstimo. No entanto, é importante destacar que outros fatores, como histórico de crédito e capacidade de pagamento, também podem influenciar no valor exato do empréstimo aprovado.


Investimentos sem descapitalização: 


Ao optar pelo crédito com imóvel em garantia, os indivíduos podem acessar um montante significativo de dinheiro emprestado sem precisar utilizar todos os seus recursos financeiros disponíveis. No caso de investidores, é ainda mais importante preservar as economias pessoais, mantendo uma maior segurança financeira e uma base sólida para lidar com imprevistos. 

Por meio desse recurso, é possível investir em empreendimentos comerciais, como abrir um novo negócio ou expandir um negócio já existente.

     Investir sem descapitalizar é uma estratégia inteligente que permite aos indivíduos manter uma reserva financeira sólida para emergências e outras necessidades futuras. Ao utilizar o Home Equity como fonte de financiamento para investimentos, os indivíduos podem aproveitar as oportunidades de crescimento sem comprometer totalmente seus recursos financeiros disponíveis. Isso significa que eles têm a tranquilidade de contar com uma reserva para lidar com imprevistos, como despesas médicas inesperadas, reparos na casa ou viagens de última hora. Além disso, manter uma reserva financeira permite uma maior flexibilidade na gestão das finanças pessoais, possibilitando a adaptação a mudanças de circunstâncias e a realização de novos projetos sem precisar recorrer a empréstimos adicionais ou desfazer investimentos existentes. Em suma, investir sem descapitalizar proporciona uma base financeira íntegra, segurança e liberdade para enfrentar as incertezas do futuro.


Conclusão: 


     O home equity oferece uma solução interessante para aqueles que desejam investir sem descapitalizar. Ao aproveitar o valor acumulado em sua propriedade, é possível acessar capital com taxas de juros favoráveis e diversificar seus investimentos, abrindo caminho para um potencial aumento de patrimônio. No entanto, é fundamental realizar uma análise cuidadosa e buscar orientação profissional para tomar decisões informadas. Lembre-se de considerar seus objetivos financeiros, prazos e tolerância a riscos antes de utilizar o home equity como uma estratégia de investimento.