Blog Libra Crédito

30, August 2022
Home Equity: o que é e como conseguir.

      Se você já buscou informações sobre linhas de crédito na internet, é possível ter encontrado a expressão "home equity" ou “CGI”. Este termo se refere a uma modalidade de crédito na qual o seu imóvel é utilizado como garantia para obter melhores condições de empréstimo. 

      O Crédito com Garantia de Imóvel (CGI) atingiu a marca de R$19,7 bilhões emprestados em dezembro de 2023, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). O montante representa um aumento de 19,3% em comparação com 2022, quando o volume foi de R$16,5 bilhões. Este crescimento indica uma crescente confiança dos brasileiros nesta modalidade de crédito.

    O home equity é bastante popular nos Estados Unidos e em países da Europa, onde é comparável à hipoteca, mas com uma abordagem que permite ao proprietário do imóvel manter o controle sobre sua propriedade. A popularidade desta modalidade no Brasil está crescendo devido às suas vantagens, como taxas de juros mais baixas em comparação com outras opções de empréstimo, prazos longos para realizar o pagamento e flexibilidade no uso do capital. 

    Com esta modalidade é possível utilizar parte do valor do seu imóvel sem perder a utilização dele e pagar parcelas que cabem no seu bolso!

O que é Home Equity ou Crédito com Garantia de Imóvel?

     O home equity, ou crédito com garantia de imóvel, é um tipo de empréstimo no qual o seu imóvel serve como garantia. Isso significa que o imóvel é utilizado para assegurar o pagamento do empréstimo, resultando em taxas de juros mais atraentes e prazos de pagamento mais longos do que outras modalidades de crédito. A propriedade permanece no nome do proprietário, por meio de um processo conhecido como alienação fiduciária. 

Como funciona a alienação fiduciária?

    Na alienação fiduciária, o imóvel é dado em garantia, mas continua sob o nome do proprietário. Este arranjo assegura que o proprietário mantenha o controle sobre seu bem, enquanto o banco tem a segurança de que o crédito será pago. É um processo que beneficia ambas as partes, proporcionando ao cliente flexibilidade e ao banco a garantia necessária para oferecer melhores condições de crédito.

Como adquirir um home equity?

      Para adquirir um home equity, o processo envolve análise de crédito, avaliação do imóvel, assinatura de contrato e registro em cartório Importante ressaltar que a propriedade precisa ser uma casa, apartamento, área rural produtiva ou propriedade comercial - terrenos não são aceitos nesta modalidade de crédito.

     Está interessado? Na Libra Crédito, oferecemos todo o suporte necessário para você obter seu refinanciamento imobiliário. Fale com um de nossos consultores e descubra como podemos ajudar!

Conclusão: 

    O home equity é uma opção de crédito segura e vantajosa, especialmente para quem busca taxas mais baixas e prazos mais longos. Na Libra, estamos prontos para explorar essa opção e alcançar seus objetivos financeiros. Simule agora e descubra as condições que temos para oferecer!