Blog Libra Crédito

07, December 2020
Empréstimos para empresas iniciantes: veja como conseguir.

Começar um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Você já deve ter quase tudo no papel, ideias, definiu produtos e serviços e até o porte da sua empresa. Porém, ainda falta um recurso muito importante: o crédito para colocar em prática o que planejou. Uma alternativa para conseguir capital é procurar por empréstimos para empresas iniciantes

Embora o acesso ao crédito seja um problema para boa parte de quem está começando um negócio, algumas opções de linha de financiamento podem ser menos burocráticas e oferecer taxas de juros menores para o empreendedor.  

Segundo pesquisa conduzida pela OnePoll, 77% dos entrevistados afirmaram que sonham em empreender. O empréstimo para empresas iniciantes pode ser o que faltava para você enfim conseguir ser seu próprio chefe e aumentar a satisfação profissional. 

Confira, no texto que a Libra Crédito preparou, três formas de adquirir capital para abrir um negócio próprio. 

Empréstimo para empresas iniciantes: Home Equity

O empréstimo com garantia pode ser uma ótima opção para quem precisa de crédito para começar um negócio. Isso porque a modalidade apresenta juros mais baixos em relação a outros tipos de financiamentos.

Nessa linha de crédito, o cliente apresenta um bem à instituição financeira como garantia da operação. Como nessa modalidade as chances de inadimplência diminuem, a instituição consegue oferecer juros menores e prazos mais longos do que outras opções de empréstimo

Uma opção de crédito com garantia que vem crescendo no Brasil é o empréstimo com garantia em imóvel, também conhecido como home equity. Quem contrata a linha de fomento tem o bem alienado, ou seja, a propriedade continua no nome do credor.

No entanto, caso a dívida não seja paga, a instituição possui a autorização de leiloar o bem para saldar a quantia emprestada. 

O home equity apresenta juros mais baixos até mesmo em relação ao crédito consignado, outra operação que o banco consegue ter segurança. 

A título de comparação, a Libra Crédito oferece empréstimo com imóvel em garantia com taxas a partir de 0,99% ao mês, já as taxas do crédito consignado tem média de 2,15% a.m, segundo dados abertos do Banco Central. 

Investidores-anjo

Uma alternativa para conseguir capital para abrir um negócio próprio pode ser por meio de Investidores-anjo. A prática consiste no investimento do próprio patrimônio por parte de pessoas físicas em negócios com chances de dar alto retorno

No entanto, para conseguir esse tipo de investimento é necessário ter tudo pronto antes: plano de negócio, apresentação detalhada, previsão de lucros, estudo de mercado e, em muitos casos, protótipo do produto. Além disso, esses investimentos apostam, geralmente, em negócios de tecnologia. 

Peer to peer 

O peer to peer (P2) é outra opção de empréstimos para empresas iniciantes. A modalidade, conhecida como financiamento entre pessoas, conecta quem precisa de crédito a investidores por meio de plataformas digitais, sem a necessidade do intermédio de um banco

Usando o conceito de economia compartilhada, no peer-to-peer várias pessoas podem aplicar no mesmo investimento. A verificação do risco do investimento se dá pelo próprio sistema da plataforma digital. Por isso, o empreendedor também precisa detalhar o plano de negócio previamente para os possíveis investidores. 

Um fator negativo sobre o financiamento é que você depende de outras pessoas para começar o seu negócio. 

Empréstimo para empresas iniciantes: Comece agora o seu negócio! 

Antes de escolher uma linha de crédito específica é preciso avaliar taxas, prazos de pagamento e como sua empresa pretende pagar as parcelas. 

Agora que você já sabe como conseguir empréstimo para empresas iniciantes, aproveite para fazer uma simulação de seu empréstimo seguro aqui na Libra Crédito.