Se você já pesquisou sobre linha de crédito ou procurou informações de empréstimos na internet provavelmente se deparou com o termo “home equity” em algum lugar. A expressão está em inglês e significa “casa” e “capital próprio”, em tradução livre.

De forma mais didática, home equity é uma modalidade de crédito que usa seu imóvel como garantia da operação. Prática comum nos Estados Unidos e em países da Europa, essa linha vem se popularizando no Brasil por trazer, em média, juros mais baixos em relação aos empréstimos pessoais

Com tantas opções de linhas de crédito disponíveis no país, preparamos um guia completo para você tirar suas dúvidas sobre esse tipo de empréstimo e descobrir se essa modalidade é ideal para a sua necessidade. Acompanhe a seguir!

O que é home equity

Home equity, também conhecido como refinanciamento imobiliário, é um tipo de empréstimo com garantia em imóvel. A linha de crédito apresenta juros mais baixos e prazos mais longos se comparado a outras opções de empréstimos no mercado. Isso porque, nessa modalidade, o credor oferece ao banco uma garantia como segurança. 

Mesmo oferecendo o imóvel como garantia, a propriedade continua no nome do proprietário, o que acontece é um processo de alienação fiduciária. Quem contrata o empréstimo tem o bem alienado. Dessa forma, caso a dívida não seja paga, a instituição possui a autorização de leiloar o bem para saldar a quantia emprestada. 

É importante destacar que o dinheiro emprestado pela instituição não está vinculado a uma compra específica, ou seja, ele pode ser gasto para qualquer finalidade

Começar um negócio, reformar a casa, expandir sua empresa, estudar e outras infinitas possibilidades; a decisão é sua. 

Como conseguir?

O processo para adquirir um empréstimo home equity consiste em análise de crédito, avaliação do imóvel, assinatura dos contratos e registro no cartório de imóveis. É necessário também estar com a matrícula do imóvel regularizada e atualizada.

A propriedade pode ser casa, apartamento, terreno ou imóvel comercial. Também vale destacar que o imóvel não precisa estar em seu nome. 

Ficou interessado? Clique aqui para conferir o passo a passo de como conseguir seu empréstimo home equity na Libra Crédito! Converse com um de nossos consultores e saiba como o crédito com imóvel em garantia pode te ajudar! 

O home equity costuma ser voltado para grandes investimentos. Com essa modalidade, é possível contratar até 50% do valor do imóvel cedido como lastro da operação. Se a sua casa vale R$ 1 milhão, por exemplo, você pode conseguir até R$ 500 mil de crédito. 

Qual a diferença entre home equity e a hipoteca? 

A hipoteca é uma prática antiga nos Estados Unidos. Você já deve ter ouvido falar sobre ela em algum filme ou jornal, não é mesmo? O home equity é uma adaptação da hipoteca americana, já que ambos oferecem crédito com garantia em imóvel. 

O ponto principal a ser destacado para compreender a diferença entre as modalidades é o fato que a hipoteca americana apresenta um conceito diferente da hipoteca brasileira. 

Enquanto a primeira se assemelha mais ao que conhecemos como financiamento imobiliário, a segunda é bem similar ao home equity, no entanto, não conta com o processo de alienação fundiária.  

A mudança central entre a hipoteca brasileira e o home equity é que, no Brasil, a hipoteca é uma operação burocrática, tornando o processo ineficaz e pouco rentável, por esse motivo a oferta de hipotecas no Brasil não é comum.

Home equity é seguro? 

O home equity é uma linha de crédito assegurada por lei. A modalidade foi incluída no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), por meio da Resolução BACEN nº 4.676/2018. 

Além disso, as operações de crédito com garantia em imóvel vêm crescendo no país. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), em 2019, o montante de crédito concedido teve um total de 3,3 bilhões de reais, um crescimento de mais de 50% em relação ao ano anterior. 

As baixas taxas de juros e os prazos longos que o home equity oferece está conquistando o brasileiro. 

E você, tem interesse em contratar um empréstimo? A Libra Crédito trabalha com taxas a partir de 0,99% ao mês. Simule já com apenas um clique!

Quais instituições financeiras oferecem home equity? 

Bancos tradicionais e fintechs oferecem home equity para seus clientes. Porém, os bancos tradicionais, muitas vezes, realizam essa operação apenas em suas agências, enquanto as fintechs fazem o processo totalmente online. 

Devido às soluções menos burocráticas e rápidas para o usuário, muitas pessoas optam por contratar o empréstimo com as fintechs.

Na Libra Crédito, por exemplo, é possível conseguir seu empréstimo sem sair de casa.

Ficou com alguma dúvida? Leia mais sobre crédito com imóvel em garantia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *