Blog Libra Crédito

30, March 2020
Coronavírus: cuidados essenciais com idosos.

Nossos idosos sempre são motivo de nossa preocupação no dia a dia, não é?! Agora, em época de coronavírus, alguns cuidados precisam ser redobrados.

Antes de tudo, estamos vivendo uma pandemia sem precedentes recentes. Muitos de nossos pais e avós nunca viveram algo parecido. Conscientizá-los pode ser bem difícil e vai nos exigir bastante paciência e carinho. Sim, eles podem ser bem teimosos, mas eles entendem. 

Como o único meio que temos, até o momento, de lutar contra o vírus é o isolamento, precisamos garantir que nossos entes com idade mais avançada permaneçam em casa. Mas atenção, isso não significa trancá-los, afinal muitos precisam de cuidados e atenção contínua.

O ideal é que pessoas que possuem idosos em casa ou cuidem deles também se resguardem e se protejam, pois mesmo sem sintomas, já temos evidências que essas pessoas podem transmitir o vírus.

Para isso, é indispensável:

  1. Sempre higienizar (com água, sabão e álcool em gel 70%) as mãos e braços ao tocar objetos e ao executar as tarefas do dia a dia.
  2. Separar utensílios especificamente para eles: garfos, colheres, toalhas, roupas de cama.
  3. Se alguém em casa demonstrar sintomas de gripe ou resfriados, essa pessoa deve ficar isolada (se possível em outro cômodo), usar máscara e redobrar os cuidados com higiene.
  4. Redobrar o cuidado para que não ocorram acidentes (quedas, ferimentos), pois os hospitais, em breve, podem estar lotados de casos de infectados.
  5. Evitar visitas de pessoas de fora da residência, mesmo que não demonstrem sintomas.

Para quem não possui idosos em casa, mas possui um vizinho ou conhecido que vive sozinho, vale aconselhar e oferecer ajuda. Nas últimas semanas, várias pessoas em vários lugares se dispuseram a fazer compras, pagar contas, entre outras coisas. Bacana, não é?!

Como o momento gera muito medo e apreensão, é importante mostrar que nos importamos mais do que nunca com eles.

Será apenas agindo juntos, pensando no coletivo e assumindo essa tarefa como uma missão pessoal que iremos vencer esse desafio global. Portanto, evite aglomerações, salve vidas e CUIDE DE NOSSOS IDOSOS.