Blog Libra Crédito

05, February 2024
Como manter sua empresa no azul em 2024: guia completo

Você sabia que, de acordo com dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), quase 30% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) encerraram suas atividades antes de completar cinco anos?

Em uma realidade de oportunidades e desafios, como sua empresa pode não apenas sobreviver, mas também prosperar? 

Em um cenário empresarial em constante evolução, como o de 2024, alta gama de recursos financeiros para sua empresa é mais do que uma meta - é uma necessidade urgente. Com o registro de aproximadamente 2,3 milhões de novas empresas no Brasil nos primeiros 7 meses de 2023, segundo o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), a competição é acirrada.

Este guia é uma forma de facilitar sua jornada por esse mundo competitivo e garantir o sucesso e a estabilidade financeira do seu negócio.

1. Tenha uma reserva de emergência:

A importância de um fundo de reserva não pode ser subestimada no mundo dos negócios. Este fundo age como um amortecedor financeiro, protegendo sua empresa em tempos de crise. Por exemplo, considere a pandemia de COVID-19 que pegou o mundo de surpresa.  Empresas que possuíam uma reserva financeira conseguiram navegar pelas incertezas com mais segurança, adaptando-se às mudanças do mercado e mantendo suas operações, mesmo em tempos difíceis.

Para começar a construir esse fundo, estabeleça um percentual fixo do lucro mensal que será destinado exclusivamente para essa reserva. O valor ideal pode variar, mas uma boa regra é ter o suficiente para cobrir pelo menos três a seis meses de despesas operacionais. Essa prática não apenas oferece uma segurança financeira, mas também promove uma cultura de prevenção e prudência dentro da empresa.

 

2. Invista em tecnologia e inovação:

No mundo empresarial de hoje, a inovação tecnológica não é apenas um luxo, é uma necessidade. Investir em novas tecnologias pode otimizar processos, aumentar a eficiência e abrir portas para novos mercados e oportunidades. Esteja atento às tendências do setor e considere as soluções tecnológicas, como softwares de gestão e automação, que podem impulsionar o crescimento do seu negócio. Por exemplo, a implementação de um sistema de CRM, pode melhorar significativamente a gestão de relacionamento com clientes, aumentando a satisfação e a fidelidade deles. Além disso, investir em tecnologias emergentes, incluindo inteligência artificial (IA), pode revolucionar seus processos, ampliando a eficiência e desbravando novos mercados e oportunidades. 

 

3. Entenda o ROI (Return to Investiment):

O Retorno Sobre Investimento, ou ROI, é uma métrica financeira utilizada para avaliar a eficiência e a rentabilidade dos investimentos feitos pela sua empresa. O cálculo do ROI é relativamente simples: subtraia o custo do investimento do ganho obtido com ele e divida o resultado pelo custo do investimento. Por exemplo, se sua empresa investe R$10.000 em uma nova campanha de marketing e gera R$30.000 em vendas adicionais, o ROI dessa campanha seria de 200% [(300.000 - 10.000) / 10.000].

Entender e monitorar o ROI é crucial porque ele oferece insights claros sobre quais investimentos estão gerando lucro e quais não estão. Isso permite que você tome decisões mais informadas sobre alocar recursos, maximizando a eficiência e a eficácia do seu capital. Em um mercado competitivo, ter uma compreensão sólida do ROI pode ser o diferencial que coloca sua empresa à frente dos concorrentes, garantindo que cada real investido contribua significativamente para o crescimento e a estabilidade do seu negócio.

 

4. Busque linhas de crédito adequadas:

Muitas vezes, empresários buscam crédito como uma alavanca estratégica para expandir suas operações, investir em novas oportunidades ou mesmo gerir fluxos de caixa de forma mais eficiente. Nesse contexto, escolher a linha de crédito certa é uma decisão crucial para qualquer empresário. Há uma variedade de opções disponíveis, cada uma com suas características e benefícios específicos, que podem se adequar de maneira diferente a cada tipo de negócio.

  • Empréstimos tradicionais: oferecidos por bancos e instituições financeiras, esses empréstimos podem ter taxas de juros variadas e geralmente exigem uma verificação detalhada de crédito e garantias. São uma opção sólida para empresas que possuem um bom histórico de crédito e necessitam de um montante significativo de capital.

  • Microcrédito: voltado para pequenas empresas ou microempreendedores, o microcrédito é uma opção de baixo valor e geralmente tem menos requisitos rigorosos em termos de histórico de crédito. É ideal para negócios que precisam de um impulso financeiro rápido e de menor escala.

  • Financiamento coletivo/consórcio: uma opção inovadora, onde empresas podem levantar fundos através da contribuição de uma grande quantidade de pessoas, geralmente via plataformas online. Essa opção é adequada para projetos que têm apelo popular ou para empresas que buscam validar um novo produto ou ideia no mercado.

  • Empréstimo com Garantia de Imóvel: a modalidade, que também é oferecida pela Libra Crédito, é ideal para maximizar o Retorno sobre o Investimento (ROI). Com taxas de juros mais baixas e maior acesso a capital, empresas que possuem ativos imobiliários podem investir eficientemente em crescimento e inovação. Esta escolha estratégica permite focar em projetos com alto potencial de retorno, assegurando um desenvolvimento sustentável e lucrativo.

 

Conclusão: 

Ao encerrar nosso guia sobre como manter sua empresa no azul em 2024, enfatizamos a importância do planejamento financeiro cuidadoso e da adoção de estratégias inteligentes. De ter uma reserva de emergência à escolha de linhas de crédito adequadas, cada passo que você dá deve ser pensado para fortalecer a saúde financeira do seu negócio.

Caso, ao avaliar suas opções, você considere que o empréstimo com garantia de imóvel seja a escolha adequada para as necessidades da sua empresa, a Libra Crédito tem as melhores taxas e prazos do mercado. Fazer uma simulação pode ajudá-lo a entender melhor as condições e benefícios dessa opção, permitindo que você tome uma decisão consciente e equilibrada com os objetivos da sua empresa.