Blog Libra Crédito

19, December 2023
Interveniente quitante: o que é como funciona na Libra?

Você já ouviu falar sobre interveniente quitante? Essa figura tem ganhado destaque em operações financeiras, como empréstimos com garantia de imóvel. Neste artigo, vamos explicar o que é interveniente quitante e como ele funciona na Libra, uma instituição financeira reconhecida por condições favoráveis na concessão do home equity.

 

Empréstimo com garantia de imóvel

         Nessa modalidade de empréstimo, o cliente utiliza seu imóvel como garantia para obter um crédito. O imóvel é colocado como uma espécie de garantia para o pagamento do empréstimo, o que geralmente resulta em taxas de juros mais baixos e prazos de pagamento mais longos.

 

Como funciona o IQ na Libra?

         O interveniente quitante refere-se ao saldo devedor de um imóvel com alienação fiduciária (financiamento imobiliário, refinanciamento ou dívidas com outras instituições financeiras). Aqui na Libra, limitamos o valor desse saldo devedor em 60% do ticket emprestado, ou seja, um pouco mais da metade do valor alinhado com o solicitante do empréstimo na negociação.

 

Qual é a sua importância?

         O interveniente quitante é relevante tanto para a Libra, quanto para outras instituições financeiras, pois permite que a instituição tenha uma visão completa da situação financeira do cliente e da regularidade do imóvel. Ao exigir a quitação dos saldos devedores, a Libra busca garantir a segurança e a transparência na operação de crédito, minimizando riscos e protegendo a si mesma e os clientes.

 

Processo de utilização do interveniente quitante

         Na Libra, o IQ será necessário quando se notar a existência de outras dívidas. Será feita uma avaliação da situação e, se o saldo estiver dentro da faixa de 60%, será exigida a quitação desse saldo para a concessão de crédito. Dessa forma, o cliente receberá somente parte dos recursos que a Libra liberou, pois o restante será condicionado ao pagamento de dívidas remanescentes.

 

Benefícios do IQ
            Embora o interveniente quitante possa representar um valor significativo a ser quitado, ele é benéfico para o cliente e para a própria instituição. Ao quitar o saldo devedor, o cliente reduz suas obrigações financeiras, além de ter uma visão mais clara de sua situação econômica. Para a Libra, a exigência do interveniente quitante é uma forma de mitigar riscos e garantir que o imóvel utilizado como garantia esteja livres de ônus significativa.

 

Conclusão

         O Interveniente Quitante na Libra é o saldo devedor de um financiamento imobiliário ou dívidas com outras instituições que devem ser quitadas como parte do processo de obtenção de um empréstimo com garantia de imóvel. A exigência dessa quitação visa garantir a transparência e a segurança nas operações de crédito, tanto para a Libra quanto para o cliente. Ao entender a importância do Interveniente Quitante e seguir os procedimentos exigidos pela Libra, o cliente poderá obter um empréstimo com garantia de imóvel de forma mais segura financeiramente, sem se endividar e com mais transparência.