Blog Libra Crédito

19, December 2023
Empréstimo com garantia de imóvel: desmistificando essa linha de crédito

 

         O empréstimo com garantia de imóvel é uma modalidade que tem se popularizado, oferecendo condições vantajosas aos solicitantes. No entanto, como em qualquer assunto financeiro, existem mitos que cercam essa modalidade de crédito. Neste artigo, vamos desmitificar alguns conceitos equivocados e apresentar as verdades sobre o empréstimo com garantia de imóvel.

 

  1. Você perde a propriedade do imóvel durante o processo:

Ao utilizar seu imóvel como garantia, você mantém a propriedade do mesmo. A instituição financeira tem direito de tomar posse do imóvel apenas em caso de inadimplência grave e após cumprir uma série de procedimentos legais estabelecidos em contrato. Antes disso, o imóvel continua sendo propriedade sua, e fica alienado a Libra.

 

  1. É necessário possuir o imóvel quitado para solicitar o empréstimo com garantia.

         Embora seja preferível que o imóvel esteja quitado, esse não é um requisito obrigatório. É possível utilizar um imóvel que esteja em processo de financiamento, desde que haja um saldo devedor de até 60% do valor solicitado, caso contrário, a operação se torna inviável, pois parte do dinheiro emprestado será utilizado para pagar essa dívida.

 

  1. As taxas de juros são muito altos

         Uma das principais vantagens do crédito com garantia de imóvel são as taxas de juros muito mais baixas em relação a outras modalidades, como empréstimos pessoais ou cartões de crédito. As taxas podem variar conforme a instituição financeira e o perfil do solicitante, mas, de forma geral, são mais favoráveis.

 

  1. O processo de obtenção de crédito é demorado e burocrático

Embora seja necessário passar por uma análise de crédito e enviar alguns documentos, o processo de obtenção de um home equity pode ser mais rápido e menos burocrático quando comparado a outras modalidades de crédito. A Libra, por exemplo, está sempre em busca de facilitar e agilizar esse processo.

 

  1. A utilização do dinheiro é restrita

         Ao contrário do que alguns pensam, a utilização do dinheiro obtido por meio de um empréstimo com garantia de imóvel não é restrita a um fim específico. O valor pode ser utilizado conforme a necessidade do solicitante, seja para investimentos, quitação de dívidas, reformas ou outros propósitos.

 

  1. É arriscado utilizar um imóvel como garantia

         Utilizar um imóvel como garantia não é necessariamente arriscado, desde que você tenha um planejamento financeiro adequado e confiança na sua capacidade de pagamento. É importante avaliar sua situação financeira e a capacidade de honrar as parcelas do empréstimo antes de se comprometer.

 

Conclusão

         O home equity pode ser uma opção interessante para quem busca condições favoráveis e taxas de juros mais baixas. É importante desmistificar essa modalidade, desfazendo equívocos e tomando decisões informadas. Lembre-se de pesquisar, comparar opções disponíveis e analisar sua situação financeira antes de optar por essa modalidade de empréstimo.