Blog Libra Crédito

07, December 2023
Quais são os requisitos necessários para obter Crédito com Garantia de Imóvel

     Se você está em busca de um empréstimo com condições mais favoráveis, o empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma opção interessante para considerar. Neste tipo de crédito, você utiliza o seu imóvel como garantia, o que geralmente resulta em taxas de juros mais baixas e prazos de pagamentos mais longos. No entanto, antes de se comprometer com esse tipo de empréstimo, é importante reconhecer os requisitos necessários para obtê-lo. Neste artigo, iremos explorar os principais requisitos que você precisa atender para conseguir a concessão dessa modalidade de empréstimo. 

Documentação do imóvel

     O primeiro requisito fundamental é possuir um imóvel que possa ser dado em garantia, seja ele próprio, ou de terceiros. No caso do imóvel de terceiros, a pessoa precisa participar da assinatura do contrato, declarando que está conformado com a operação. Os imóveis aceitos, são: casas, apartamentos, imóveis comerciais, galpões, imóveis em fase final de construção ou imóveis rurais, desde que ele seja produtivo

     A Libra solicitará a comprovação de que a casa está disponível para registro da Alienação Fiduciária, ou seja, deve existir uma matrícula ou escritura pública de compra e venda, e não podem existir registros como usufruto ou inventário (estes deverão ser retirados para realizar a aprovação). Além disso, é importante se certificar de que o imóvel está regularizado e livre de quaisquer pendências legais ou financeiras

Avaliação do imóvel 

A Libra realizará uma avaliação do imóvel, com profissionais especialistas no assunto, para definir o seu real valor de mercado. Essa avaliação é importante para verificar o valor máximo final que pode ser liberado. Portanto, certifique-se de que o imóvel esteja em boas condições estruturais e se adeque ao registro em matrícula.

Documentação comprobatória

Para solicitar um crédito com garantia de imóvel, você precisará apresentar alguns documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência.

        Para comprovar renda formal será necessário nos enviar os últimos 3 holerites, enquanto para comprovar renda informal o documento solicitado são os últimos 6 extratos bancários do cliente. A Libra vai utilizar esses documentos para analisar sua capacidade de pagamento e situação financeira. 

       Além disso, é necessário a documentação completa do imóvel, como espelho do IPTU com dados do imóvel (como metragem), e fotos do imóvel.

Análise de crédito

        Assim como qualquer tipo de empréstimo, a Libra vai realizar uma análise de crédito para verificar sua capacidade de pagamento e seu histórico financeiro. Ela levará em consideração fatores como renda, comprometimento de renda, e histórico de pagamentos/dívidas. É importante ter uma situação financeira estável e um bom histórico de crédito para conseguir condições mais atrativas, mas um dos diferenciais da Libra, é ajudar os clientes a saírem do vermelho.

Conclusão

Ao buscar o home equity, é importante estar atento aos requisitos necessários para sua obtenção. Certifique-se de que haja um imóvel para ser oferecido como garantia, tenha a documentação comprobatória em ordem e esteja preparado para uma análise de crédito. Lembre-se também da renda mínima estipulada, estamos aqui para lhe proporcionar uma vida financeira ainda mais saudável.