Blog Libra Crédito

21, September 2023
O passo a passo do processo de registro e liberação de recurso no Home Equity da Libra

     Quando se trata de um empréstimo com imóvel em garantia, há etapas importantes a serem cumpridas para garantir a legalidade e a efetivação das transações. Nesta edição do blog, vamos explorar os passos que ocorrem após a etapa de formalização de contrato, desde a entrada em cartório até o pagamento das parcelas. Acompanhe conosco!

Entrada em cartório: garantindo o registro em matrícula

     Após a assinatura do contrato, ele é encaminhado ao cartório de registro de imóveis. Essa etapa é fundamental para assegurar que o imóvel seja devidamente registrado em matrícula e que seja realizado o registro de uma alienação fiduciária. O prazo para conclusão dessa etapa varia de 15 a 30 dias, podendo ser mais longo ou mais curto, dependendo das exigências feitas pelo cartório.

Liberação do recurso: o empréstimo para aquisição do imóvel

     Uma vez registrado o contrato, é possível avançar para a liberação dos recursos financeiros necessários após fechamento de contrato do nosso crédito com garantia de imóvel. Caso haja dívidas condicionadas no contrato, o cliente receberá os boletos dessas dívidas diretamente do credor. A negociação desses valores é de responsabilidade do cliente, sendo que eventuais descontos obtidos serão revertidos ao seu favor.

      A liberação do empréstimo ocorre no mesmo dia do pagamento das dívidas condicionadas. Após quitá-las, o valor residual é depositado na conta do cliente. Caso não haja dívidas condicionadas, o valor integral é depositado em sua conta no mesmo dia da disponibilização do registro em cartório ou, dependendo do horário, no dia seguinte.

Pagamento das parcelas: garantindo o cumprimento do contrato

     Após a liberação do recurso, inicia-se a fase de pagamento das parcelas do contrato. O vencimento da primeira parcela ocorre no mesmo dia do mês subsequente a data da liberação dos recursos. As parcelas subsequentes terão vencimento no mesmo dia dos meses seguintes. Caso tenha dúvidas sobre como retirar seus boletos, conheça mais sobre o nosso Pós-Venda.

Conclusão:

      O processo de registro e liberação de recursos em um contrato de Home Equity envolve etapas cruciais para garantir a legalidade, a segurança da transação. Desde a entrada em cartório até o pagamento das parcelas, cada passo é importante para assegurar a realização do negócio de forma transparente e eficiente. Ao compreender esse processo, os envolvidos podem tomar as medidas necessárias para que tudo transcorra de maneira adequada.