Blog Libra Crédito

20, March 2020
O que é crédito com imóvel em garantia?

Também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, refinanciamento imobiliário ou home equity (termo em inglês) é uma modalidade que oferece um empréstimo no valor de até 60% do valor do imóvel dado em garantia.

Como a operação é garantida por um imóvel, a Instituição possui maior confiança no pagamento do empréstimo, de forma que as taxas de juros oferecidas são mais baixas do que em outros empréstimos convencionais como o consignado ou o cheque especial. Além disso, o valor emprestado pode ser mais alto e o prazo de pagamento mais longo.

Outra vantagem quando comparamos com modalidades de financiamento de casa ou de automóvel é que o crédito com imóvel em garantia não possui uma finalidade específica para o dinheiro. Ademais, é normalmente utilizado para compra de um segundo imóvel, reformas na casa, quitação de dívidas ou qualquer outra finalidade.

É importante destacar não haver necessidade de deixar de alugar, realizar atividades comerciais, reformas ou desocupar o imóvel que será dado em garantia. A única mudança é que uma alienação fiduciária será incluída na matrícula, termo jurídico utilizado para atestar que o imóvel já está sendo utilizado como garantia de um crédito.

A partir da regulamentação do Banco Central do Brasil, não é possível dar parte do imóvel em garantia, apenas o imóvel completo. Além disso, o imóvel pode garantir apenas um empréstimo, de forma que cada matrícula pode possuir apenas uma alienação fiduciária. Lembrando que o imóvel pode ser da mesma pessoa que está solicitando o crédito ou de um terceiro.

Apesar do tempo decorrido desde a solicitação de crédito até o depósito do dinheiro na conta do cliente ser mais longo por conta da necessidade dos serviços do Cartório de Imóveis, vale a pena esperar um pouco mais para obter um crédito muito mais barato.

 

Como funciona um crédito com imóvel em garantia na Libra Crédito?

  1. A Libra oferece um empréstimo no valor de até 50% do imóvel e taxas de juros a partir de 0,99% ao mês, sendo uma das taxas mais baratas do mercado. Além disso, o prazo de parcelamento pode ser de até 180 meses.
  2. A solicitação de crédito pode ser online por meio da simulação feita no site da Libra. Após a simulação um consultor entrará em contato, a operação possui diversas etapas:

    • Análise de Crédito: Alguns documentos como extratos bancário e holerites serão solicitados para analisar a capacidade de pagamento do cliente, visto que, a partir das regras da casa, o valor da parcela pode comprometer em até 30% da renda do cliente. Comprovada a renda e aprovado na análise de crédito, o cliente segue para a avaliação do imóvel dado em garantia.
    • Avaliação do imóvel: Nesta etapa, analisamos se a matrícula do imóvel está regularizada com todas as averbações em dia, caso contrário, o cliente deve entrar em contato com o Cartório de Imóveis em que se encontra registrado o imóvel e se informar sobre as ações necessárias para a regularização. Após essa etapa, é enviado uma pessoa até o local para fazer um laudo completo e verificar quanto vale o imóvel.
    • Assinatura e registro: Com o crédito e o imóvel aprovado, inicia-se o processo de assinar os contratos e registrá-los no cartório.
    • Liberação de crédito: Finalizado o registro no cartório, o crédito será liberado na conta do cliente.

E se o imóvel dado em garantia não estiver quitado? A Libra assume o papel de interveniente quitante, de forma que o financiamento do imóvel é quitado e o restante do valor do crédito é depositado na conta do cliente.

Outra operação também é a portabilidade de dívida, que ocorre quando o cliente possui a mesma modalidade em outra Instituição, mas deseja migrar para a Libra em busca de melhores condições de crédito e uma taxa de juros menor.

 

Ficou curioso em saber como funciona? Faça uma simulação!
www.libracredito.com.br/simulacao