Blog Libra Crédito

30, June 2023
Home Equity Libra: a formalização de contrato

Após a negociação e aceite da proposta de crédito, o cliente inicia a etapa de análise e formalização para conseguir o dinheiro solicitado. Conheça detalhadamente as etapas do processo e entenda de que forma a Libra Crédito garante a segurança de todas as partes durante a formalização.


Solicitação de avaliação do imóvel
Após o aceite da proposta, uma empresa terceirizada vai entrar em contato com o cliente no mesmo dia para agendar a vistoria do imóvel. A data fica a critério da disponibilidade do cliente e do engenheiro, mas geralmente pode ser agendada no próximo dia. Em torno de 3 dias úteis, vamos receber o retorno da equipe de engenharia com o laudo sobre a análise do imóvel e vamos comparar com nossas métricas de análise de crédito/comitê.


Solicitação do certificado digital para assinatura do contrato
O certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Ele funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.
Caso o valor determinado no laudo esteja consoante ao valor estipulado pela nossa equipe de crédito, será solicitado ao cliente que ele providencie o certificado digital. Fique tranquilo, um e-mail será enviado com todas as informações necessárias. Se o cliente possuir CNH, o processo pode ocorrer via videoconferência, com documentação pronta no mesmo dia. Caso o cliente não tenha CNH, o certificado terá de ser obtido pessoalmente, na certificadora mais próxima.

Formalização do contrato
Com todas as informações e documentos enviados pelo cliente, (como: RG, CPF, certidão de estado civil, comprovante de estado civil, profissão, renda, e-mail, entre outros…) o contrato pode ser formalizado. Esse documento conta com todas as informações pessoais de todos os tomadores, assim como o valor do empréstimo, custos de cartório e gastos com a avaliação do imóvel, valor da parcela e taxa de juros.


Assinatura do contrato
Assim que o contrato for formalizado, o cliente receberá um link por e-mail com o certificado digital referente ao contrato, que pode ser assinado de forma digitalizada. Essa etapa garante a segurança e autenticidade das assinaturas, facilitando o processo para o cliente e para a Libra!


Entrada em cartório
Com o contrato assinado corretamente, o próximo passo é encaminhá-lo para um cartório de registro de imóveis para realizar o registro do mesmo em matrícula, formalizando uma alienação fiduciária. Essa etapa dura em torno de 15 a 30 dias, podendo variar segundo as demandas de cada cartório.
Após o registro do contrato em cartório, seguem-se mais duas etapas essenciais no processo de concessão do nosso crédito com imóvel em garantia. Conheça as próximas fases e saiba como funciona o pagamento das dívidas e das parcelas do empréstimo.


Liberação do recurso
Se o cliente possuir dividas condicionadas, o boleto dele deverá ser colhido diretamente com o credor responsável por essas dívidas. A negociação dos valores é de responsabilidade do cliente, e caso haja descontos revertidos os valores serão utilizados ao seu próprio favor. Após o pagamento dessas dívidas, a liberação do crédito cai no mesmo dia. O valor residual após pagamentos deste saldo devedor, é depositado na conta do respectivo cliente,
Caso o cliente não possua dívidas condicionadas, o valor total do empréstimo é depositado de forma integral em sua conta bancária. Esse depósito ocorre no máximo até o primeiro dia após a entrega da documentação em cartório, dependendo do horário o pagamento pode ocorrer no mesmo dia.


Pagamento de parcelas
A parcela do empréstimo tem vencimento exatamente no mesmo dia em que foi liberado o recurso, porém no mês subsequente. As próximas parcelas terão vencimento no mesmo dia dos meses seguintes, seguindo um cronograma preestabelecido.
Assim, o cliente consegue se programar conforme o prazo e o valor de parcelas já preestabelecidos, sem causar problemas com suas finanças.


Conclusão
A Libra Crédito, ao seguir esse processo detalhado, busca garantir a transparência, segurança e tranquilidade para todas as partes envolvidas na concessão de crédito com imóvel em garantia. Com uma análise justa, formalização adequada e orientação ao cliente, trabalhamos para viabilizar o empréstimo de forma responsável e atender às necessidades individuais de cada cliente.

Lembre-se de que a concessão de crédito com imóvel em garantia requer cuidado e planejamento financeiro por parte do cliente. Ao seguir todas as etapas e comprometer-se com o pagamento das parcelas, você poderá desfrutar dos benefícios dessa modalidade de crédito, sem se desvencilhar do seu imóvel.