Blog Libra Crédito

12, March 2020
O que significa a palavra crédito?

Você já ouviu a expressão “Fulano tem crédito na praça”? 

Essa expressão no linguajar popular é normalmente utilizada para fazer referência a uma pessoa confiável.

Além disso, você sabia que a palavra crédito vem da expressão crer e acreditar? De modo que quando bancos, empresas ou lojas lhe emprestarem dinheiro quer dizer que essas instituições acreditam que você irá pagá-las no futuro. 

Antes da existência dos bancos, as pessoas que possuíam uma reserva de dinheiro ficavam nas praças públicas das cidades oferecendo-o para as pessoas que precisavam de dinheiro para realizar empreendimentos ou quitar dívidas. 

Assim, quando alguém tomava um empréstimo nas praças e pagava em ordem, essa pessoa ficava conhecida por ser uma boa pagadora. De forma oposta acontecia com as pessoas que estavam com “o nome sujo na praça”, ou seja, os maus pagadores. 

Atualmente, qualquer um pode solicitar um empréstimo. E como as instituições tomam a decisão de emprestar ou não o dinheiro? Pesquisando sobre a vida financeira das pessoas e dividindo-as entre boas ou más pagadoras. 

Ao solicitar um empréstimo, o banco irá procurar todas as vezes que você se endividou e não conseguiu pagar. A Instituição faz isso porque a chance de uma pessoa que já atrasou suas contas deixar de pagá-las novamente é muito maior do que uma pessoa que sempre esteve em dia. Então, o grupo que já deixou de pagar as suas dívidas é classificado como mau pagador e pode ter o seu crédito negado. E o grupo que pagou as suas dívidas, por sua vez, é classificado entre os bons pagadores e pode ter o seu crédito aceito.

Por isso é importante que você se organize financeiramente para pagar as contas que são necessárias para garantir a sua sobrevivência. Nesse sentido, é importante se organizar com os gastos referentes a sua alimentação, como compras no supermercado, gastos com habitação (aluguel, parcela do financiamento imobiliário, condomínio, energia elétrica e água).

Depois, também é de grande importância guardar parte da sua renda mensalmente para que você possa arcar com os imprevistos como a quebra de um carro ou uma manutenção inesperada na casa. E por fim, parte da sua renda também será gasta com os custos supérfluos que garantem o seu bem-estar como gastos com lazer, viagens e passeios.

 Quais são as modalidades de crédito?
  • Cartão de crédito: normalmente utilizado para obter bens de consumo e serviços e pagá-los apenas nas próximas faturas. Essa modalidade é muito interessante para consumir no presente e pagar apenas no futuro. Contudo, você deve se atentar para que os valores das faturas não extrapolem a sua capacidade de pagamento. Caso você não consiga pagar a fatura total, opte por parcelar a fatura e se atente a taxa de juros cobrada.
  • Cheque especial: quando todo o dinheiro disponível na conta corrente é gasto, as próximas compras serão efetuadas a partir de um dinheiro liberado pelo banco, que depois passará a ser de sua responsabilidade devolver esse valor concedido. Após a sua autorização prévia, essa modalidade é liberada automaticamente pelo banco sempre que a sua conta corrente ficar negativa.
  • Financiamento imobiliário ou de automóvel: recebe o nome de financiamento o crédito concedido que já possui uma finalidade específica, como por exemplo a compra de uma casa ou de um carro. É importante lembrar que esta modalidade costuma possuir uma taxa de juros menor. Isso se explica porque o bem financiado fica em garantia da operação. Ou seja, caso você não consiga pagar o financiamento, a instituição pode leiloar o bem financiado para liquidar a sua dívida.
  • Empréstimo pessoal: se diferencia do financiamento porque o dinheiro concedido não possui uma finalidade específica.
  • Crédito com imóvel em garantia ou home equity: nessa modalidade, você pode colocar o seu imóvel em garantia para conseguir o crédito. Da mesma forma que ocorre no financiamento, as taxas também são menores porque há um bem garantindo que a dívida será quitada caso você não consiga pagar, contudo, o grande diferencial é que não há uma finalidade determinada para o uso do dinheiro concedido, ou seja, o dinheiro pode ser utilizado para diversos fins.

Na próxima postagem falaremos exclusivamente da modalidade de crédito com imóvel em garantia. Fique de olho caso queira saber mais!