Blog Libra Crédito

07, June 2023
Entenda as diferenças entre tabela SAC e PRICE: qual é a melhor opção para você?

No mercado de financiamento e empréstimos, dois termos são mencionados com frequência: a tabela SAC e a tabela PRICE. Ambas são formas muito utilizadas para amortização de empréstimos, e possuem características únicas que as diferem. Hoje, a Libra vai te ajudar a entender qual pode ser a melhor opção para você! Vamos conosco, explorar as diferenças entre os métodos de pagamento e analisar os pontos positivos e negativos de cada uma delas.

 

O que é tabela SAC?

 

O Sistema de Amortização Constante (SAC), é um método no qual o valor da parcela mensal é calculado de forma que a amortização seja constante ao longo do tempo, enquanto os juros diminuem progressivamente.

     Mas como funciona a tabela SAC?

  1. Inicialmente, será feito o cálculo do valor de parcelas mensais, ou seja, o valor total do empréstimo será dividido pelo prazo escolhido, assim é possível obter a quantia que será desembolsada em prestações mensais.
  2. O cálculo de juros é feito em seguida, ele é calculado a partir do custo total do empréstimo. A taxa de juros normalmente leva como base uma taxa fixa anual divida por 12 (meses).
  3. A amortização é a parte do valor da parcela mensal responsável pela redução do saldo devedor. No caso da tabela SAC, essa amortização é constante ao longo do tempo. Sendo assim, o valor da amortização resulta do custo dos juros, subtraído do valor total da parcela mensal.
  4. O saldo devedor se atualiza conforme as parcelas vão sendo pagas, basta subtrair com o valor da amortização da parcela passada. O novo saldo calculado será usado como base para o próximo mês, e assim sucessivamente.
  5. Os passos 2 a 4 se repetem mensalmente até que o saldo devedor seja 100% amortizado.

Ao seguir o processo apresentado, a tabela SAC garante amortização constante ao longo do pagamento do empréstimo ou financiamento, e garante também a diminuição progressiva de juros. Ou seja, as parcelas iniciais sempre serão de maior valor do que as parcelas finais, essa pode ser uma boa opção para quem tem capital para dar uma entrada maior em um serviço financeiro.

A tabela SAC, apresenta diversas características que podem ser vantajosas para algumas pessoas. Aqui estão as principais:

  1. Amortização Constante: como falamos anteriormente, no caso do método SAC a amortização mantém constância ao longo do tempo, ou seja, a cada período a parcela de amortização é a mesma o que permite que o saldo devedor esteja abaixando de forma consistente.
  2. Redução progressiva dos juros: neste caso, os juros são calculados segundo o saldo devedor restante. Portanto, a medida que o saldo devedor diminui consoante a amortização, os juros diminuem em conjunto.
  3. Parcelas iniciais maiores: as parcelas iniciais mensais costumam ser maiores na tabela SAC, do que na tabela PRICE. Isso acontece porque a parte maior do pagamento do empréstimo é utilizado para amortização.
  4. Redução do prazo de pagamento: por conta da amortização constante, a tabela SAC tende a ter um prazo de pagamento mais curto. Isso ocorre porque o saldo devedor acaba sendo amortizado de forma mais rápida.
  5. Transparência e previsibilidade: a tabela SAC é considerada mais previsível, portanto mais transparente, comparada a outros métodos. Isso ocorre porque as parcelas são calculadas de forma consistente e é possível ter uma visão clara de como o saldo devedor diminui com o passar do tempo.
  6. Economia de juros a longo prazo: na tabela SAC, a redução de juros ocorre de forma progressiva. Essa redução tende a ser muito relevante quando falamos de empréstimo com prazos mais longos.

 

O que é tabela PRICE?

 

O Sistema Francês de Amortização (PRICE), ao contrário da tabela SAC, calcula o valor da parcela mensal de forma que o valor total (amortização e juros) seja constante com o passar do tempo, enquanto as proporções de juros e de amortização podem variar.

     Mas como funciona a tabela PRICE?

  1. Definição de parâmetros: para utilizar esse sistema, é necessário definir algumas questões iniciais, como: valor do empréstimo, taxa de juros, prazos e a periodicidade das parcelas (se serão trimestrais, mensais, anuais ou, etc.)
  2. Cálculo da taxa de juros mensais: se a taxa for fornecida de forma anual, será necessário convertê-la para valores mensais, basta dividi-lá pelo número de meses no ano. Por exemplo, se a taxa de juros anual for 12%, a taxa de juros mensal será de 1%.
  3. Cálculo de parcela mensal constante: a partir do valor total do empréstimo, do prazo de pagamento e da taxa de juros mensal, é possível calcular o valor das parcelas mensais constantes.
  4. Distribuição dos juros e amortização: a cada período a parcela mensal é dividida em duas partes distintas: a primeira destinada ao pagamento dos juros, e a segunda referente a amortização do saldo devedor. No início das parcelas, a maioria do valor pago será utilizado para pagar a taxa de juros, e no restante do processo, o pagamento começa a ser utilizado, em sua maioria, para a amortização.
  5. Cálculo do saldo devedor: o saldo devedor é atualizado a cada período, sendo subtraído da amortização do saldo devedor anterior.
  6. Repetição dos passos 4 e 5: ocorre a repetição a cada período até que o pagamento seja feito por completo. Em todos os períodos a parcela mensal permanece constante, mas a proporção de amortização aumenta e a de juros diminuem.
  7. Liquidação do empréstimo: ao final do pagamento o saldo devedor será reduzido a zero e o empréstimo será quitado.

Vale ressaltar que os cálculos exatos podem variar dependendo das políticas e fórmulas utilizadas pela instituição financeira. É sempre recomendável consultar as condições específicas do empréstimo com o banco ou a instituição financeira antes de contratar um empréstimo utilizando a tabela PRICE.

Assim como a tabela SAC, a tabela PRICE também possui diversas características vantajosas:

  1. Parcelas fixas: nessa tabela, as parcelas mensais são fixas até o fim do prazo escolhido. Isso a torna mais previsível, e facilita o planejamento financeiro do cliente.
  2. Amortização gradual: com esse método, a amortização ocorre de forma gradual ao longo do tempo. No início do pagamento, o custo da parcela mensal é dedicado na maioria, aos juros, no final do prazo, o custo maior é dedicado a amortização.
  3. Redução progressiva de juros: a medida que a amortização aumenta, o saldo devedor diminui, os juros calculados inicialmente também diminuem nessa proporção.
  4. Facilidade de contratação: o método é amplamente utilizado e aceito por instituições financeiras, tornando o processo burocrático mais simples e sucinto.
  5. Praticidade para orçamento: as parcelas fixas da tabela PRICE permitem que você organize melhor seu orçamento mensal, pois você saberá antecipadamente o valor estimado, como dito anteriormente,
  6. Prazo de pagamento estabelecido: com esse sistema, o prazo de pagamento é definido desde o início do contrato, permitindo que você saiba exatamente quando as parcelas irão acabar.
  7. Flexibilidade de uso: o método pode ser utilizado em diversos tipos de empréstimo, como empréstimo com imóvel em garantia, ou com automóvel em garantia, além de outras modalidades que utilizam longos prazos.

 

Diferenças entre Tabela SAC e Price.

 

Ao utilizar a tabela SAC, a amortização do empréstimo ou financiamento será constante até o fim do prazo de pagamento. Ou seja, a parte do custo que seria destinado à amortização, é igual em todos os meses. No caso da tabela Price, a amortização vai aumentando ao longo do tempo a medida que os juros diminuem.

Na tabela Price as parcelas são constantes, possuindo o mesmo valor até que o prazo de pagamento acabe. Já na tabela SAC o valor das parcelas são decrescentes ao longo do tempo, isso ocorre porque a amortização constante faz com que haja uma redução constante do valor, levando a parcelas menores.

Enquanto com o método SAC, os juros se adéquam com base no saldo devedor de cada período, ou seja, diminuem a medida que a amortização se mantém constante, reduzindo o saldo devedor. Na Price, os juros também se alteram conforme o saldo devedor remanescente de cada período. No entanto, o valor dos juros em relação à parcela mensal diminui, pois, a amortização aumenta.

Em termos totais de custo, no método Price os juros são mais elevados no início do pagamento, o que tende a resultar em um custo total maior. Por outro lado, na SAC os juros são consideravelmente menores do que na Price, isso ocorre, pois a amortização constante acelera a quitação do empréstimo, justamente por reduzir o saldo devedor de forma mais eficiente, diminuindo o montante total de juros.

 

Qual tabela devo escolher?

 

Ao escolher entre as duas opções, é importante analisar diversos fatores sobre suas necessidades e condições financeiras, por exemplo. Aqui estão alguns dos fatores a serem considerados:

  1. Fluxo de caixa: faça uma análise do seu fluxo de caixa para definir se será mais fácil lidar com parcelas fixas (Price) ou parcelas decrescentes (SAC). Se você preferir parcelas maiores no início do prazo, talvez a tabela SAC seja melhor. Se a sua prioridade for organização financeira e previsibilidade, talvez a melhor opção seja a tabela Price, que possui parcelas fixas até o fim do prazo de pagamento.
  2. Capacidade Financeira: pense em sua capacidade financeira no presente, mas também pense no futuro. Veja se você está confortável em arcar com as parcelas fixas da Price, ou se prefere pagar mais no início da SAC e estar aliviado no fim do prazo de pagamento. Considere que a sua renda pode passar por mudanças e escolha o caminho no qual se sente mais seguro.
  3. Prazo de pagamento: avaliar o prazo de pagamento do empréstimo também é de extrema importância. Empréstimos com prazos mais longos podem se adequar mais a tabela Price, já que as parcelas fixas ajudam na organização financeira. Para prazos mais curtos, a tabela SAC é bem prática, pois acelera bastante o pagamento do empréstimo.
  4. Custo total do empréstimo: faça uma análise do custo total do empréstimo, considerando questões como o valor da amortização e da taxa de juros. Por mais que a tabela SAC possa resultar em um custo total menor, especialmente em prazo mais curtos, a tabela Price oferece estabilidade com parcelas fixas. Uma dica:  avalie o quanto você pretende gastar com juros a longo prazo em relação a sua vontade de manter uma estabilidade financeira.
  5. Flexibilidade futura: considere se você deseja ter a possibilidade de antecipar pagamentos ou fazer amortizações extras no futuro. Caso queira, a tabela SAC pode oferecer mais flexibilidade nesse sentido, pois a amortização e constante e o saldo devedor é reduzido mais rapidamente.

Quer aderir ao Home Equity da Libra e não sabe como escolher a melhor opção? Seguem possíveis casos de uso:

Suponha que você seja um proprietário de imóvel e esteja buscando obter um empréstimo utilizando o seu imóvel como garantia, por meio da nossa linha de crédito. Você precisa de um montante considerável para realizar uma reforma em sua casa. Nesse caso, a tabela SAC pode ser uma opção interessante. Com a tabela SAC, as parcelas iniciais serão maiores, pois a amortização é constante. Isso significa que você estará pagando uma parte maior do principal do empréstimo desde o início. Assim, você poderá utilizar o valor liberado do Home Equity para financiar a reforma de forma mais adequada, uma vez que terá acesso a uma quantia maior logo no início do empréstimo. Conforme o tempo passa, as parcelas diminuirão, proporcionando uma maior flexibilidade para gerenciar o orçamento e realizar outras despesas.

Imagine que você seja um proprietário de imóvel que deseja utilizar o Home Equity da Libra para diversos propósitos, como investimentos, quitação de dívidas ou projetos pessoais. Nesse caso, a tabela PRICE pode ser uma opção interessante. Com a tabela PRICE, as parcelas mensais serão fixas ao longo do prazo de pagamento. Isso oferece previsibilidade e estabilidade financeira, uma vez que você saberá exatamente o valor das parcelas mensais que precisará pagar. Essa estabilidade pode ser vantajosa quando se trata de gerenciar o orçamento, especialmente se você estiver utilizando o Home Equity para investimentos ou outros projetos que possam demandar uma gestão financeira mais estável ao longo do tempo.

 

Concluindo…

 

A escolha entre a tabela SAC e a tabela PRICE para amortização de empréstimos ou financiamentos depende de diversos fatores, como fluxo de caixa, capacidade financeira, prazo de pagamento e preferências individuais.

A tabela SAC oferece parcelas decrescentes e amortização constante, o que pode ser adequado para aqueles que desejam lidar com parcelas menores no início do prazo ou têm expectativa de aumento de renda ao longo do tempo. Além disso, pode resultar em um custo total de empréstimo menor.

Já a tabela PRICE proporciona parcelas fixas durante todo o prazo, o que oferece previsibilidade e facilita o planejamento financeiro. É uma escolha adequada para quem busca estabilidade nas parcelas ao longo do tempo e deseja ter controle sobre o orçamento mensal.

Ao tomar a decisão, é importante considerar o fluxo de caixa, a capacidade financeira, o prazo de pagamento, o custo total do empréstimo e a flexibilidade futura desejada. Cada caso é único, e é aconselhável analisar as condições específicas do empréstimo, buscar orientação especializada e comparar as projeções de pagamento antes de tomar uma decisão final.

Em última análise, a escolha entre a tabela SAC e a tabela PRICE deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa das necessidades individuais e das condições financeiras, visando selecionar o sistema de amortização que melhor se adapte às preferências e metas de cada pessoa.