Blog Libra Crédito

11, May 2023
Entenda o IPCA - O principal índice de inflação do Brasil

Entenda o IPCA - O principal índice de inflação do Brasil


O que é IPCA?


O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o mais importante índice de inflação do Brasil. Ele é calculado mês a mês pelo IBGE e utilizado pelo Banco Central do Brasil para definir a política monetária e controlar a inflação. O índice é baseado na variação de preços de uma cesta de bens e serviços consumidos por famílias brasileiras com renda que podem variar entre 1 a 40 salários mínimos. 


E, por que o índice é importante para a inflação?


Para entender a variação total da inflação em uma janela temporal, é necessário entender o conceito de IPCA acumulado. Como o cálculo do IPCA é divulgado mensalmente pelo IBGE, é necessário somar as variações de um determinado período a partir de juros compostos para verificar o IPCA acumulado. 


Normalmente a análise parte do período de um ano, também conhecido como IPCA de 12 meses. Esse índice pode ser utilizado, inclusive para reajustes de salários. As variações mensais do índice podem apresentar diferenças significativas, mas o IPCA acumulado é uma métrica confiável que ajuda diretamente na identificação da variação total da inflação em um período determinado.


Como é feito o cálculo do IPCA?


O cálculo do IPCA tem como ponto de partida, os valores coletados em 13 regiões metropolitanas brasileiras, sendo elas: 


  • São Paulo

  • Distrito Federal

  • Belo Horizonte

  • Goiânia (somente o município)

  • Porto Alegre

  • Campo Grande (somente o município)

  • Rio de Janeiro 

  • Vitória

  • Recife 

  • Curitiba

  • Belém

  • Salvador 

  • Fortaleza


São consideradas uma média de 430mil preços diferentes para se obter o cálculo. Esses dados são comparados com os valores do mês anterior para se obter o índice de consumo dos brasileiros em uma determinada janela de tempo.


Como ele afeta a vida dos brasileiros?


Esse índice é utilizado como um indicador de inflação, sendo fundamental para que investidores, empresários e consumidores possam entender as variações nos preços e tomar decisões mais seguras, e é essencial entendê-lo, justamente por se tratar de uma métrica que reflete na vida financeira de toda a população.


O cálculo do IPCA considera os valores de mais de 400 itens, como alimentação, moradia, transporte, saúde e educação. Cada item tem um peso diferente no índice, de acordo com sua importância no orçamento familiar, hoje o item que causa mais gastos no orçamento familiar do brasileiro, de acordo com dados do IBGE, é o transporte. O índice também é ajustado para variações sazonais, como o aumento dos preços dos alimentos durante a safra.


O IPCA tem impacto direto na economia brasileira e no dia a dia da população, pois quando a inflação é alta, os preços aumentam e o poder de compra dos consumidores diminui. Isso pode levar a uma diminuição do consumo, do investimento e do crescimento econômico. Em contrapartida, quando a inflação está baixa, os preços ficam estáveis ​​e a economia pode crescer de forma mais sustentável. Por isso, é importante acompanhar os valores estimados pelo índice, e o IBGE divulga a cada mês a tabela IPCA para conhecimento dos brasileiros.


Entender o IPCA é importante tanto para investidores, quanto para empresários e consumidores brasileiros. Os investidores podem usar o índice para tomar decisões relacionadas a futuros investimentos, enquanto os empresários podem usá-lo para ajustar seus preços e planejar sua produção. Os consumidores podem usá-lo para monitorar o aumento dos preços e ajustar seu planejamento financeiro.


IPCA-15 e IPCA-E



O IPCA-15, utiliza basicamente os mesmos métodos que o IPCA para alcançar as suas métricas. A principal diferença está no período utilizado para chegar nos resultados do índice, nesse caso as divergências de valores são analisadas em um período de 15 dias. 


Já o IPCA-E, também chamado de IPCA Especial, considera a variação trimestral do IPCA 15. 


Você sabia? A Libra também utiliza o IPCA!


O empréstimo com garantia de imóvel da Libra possui parcelas que são ajustadas mês a mês pelo IPCA. Normalmente, o índice se aproxima de 0,5% ao mês, mas ele pode chegar até mesmo a valores negativos. O IBGE disponibiliza uma calculadora para analisar a variação de preços em um determinado período, e é importante estar a par de todos os gastos que variam conforme o índice.


Conclusão


O IPCA é um índice crucial para a economia brasileira e para o dia a dia da população.  Além de ser um índice amplo e de extrema confiança, que mede a inflação de bens e serviços consumidos por famílias das mais variadas classes sociais, ele é essencial para fazer um planejamento financeiro e entender como organizar suas finanças.