Blog Libra Crédito

05, May 2023
O que é Score de Crédito?

Muitas pessoas acham que a sociedade as despreza por terem um Score de Crédito baixo. Infelizmente, em relação à aquisição de produtos de crédito, essa é uma afirmação que pode ser verdadeira. Isso às vezes pode ser injusto, pois há muitos motivos pelos quais alguém poderia ter seu crédito prejudicado. 

O mau uso de cartões de crédito ou uma situação de desemprego, por exemplo, podem colocar alguém em uma situação financeira difícil. Ou, talvez, alguém possa ter cometido erros (ou agiu irresponsavelmente no passado) e se encontra hoje colhendo esses maus frutos financeiros. 

A realidade é que os problemas de crédito são fáceis de adquirir e difíceis de solucionar; e podem permanecer em seu relatório de crédito por um longo tempo. 

Mas é possível reverter a situação. Para começar, a Libra Crédito trouxe alguns pontos para você aprender algumas noções básicas sobre pontuação de crédito (Score de Crédito) e um pouco da terminologia associada a um relatório de crédito.

O que é Score de Crédito? 

A pontuação básica de Score de Crédito vai de 0 (zero) a 1.000 (mil). Se o seu Score está baixo, significa que a sua pontuação junto aos órgãos de proteção ao crédito não ultrapassa os 300 pontos. Para a classificação de instituições como o Serasa e o SPC, com uma pontuação nesses níveis, existe alto risco de que você fique inadimplente e deixe de pagar suas dívidas.

Para as pontuações entre 300 e 700, quer dizer que existe um médio risco, e acima de 700, baixo risco.

Se você tem um histórico de crédito ruim, não é importante como você chegou lá, mas é importante entender o que constitui seu histórico de crédito e como sua pontuação de crédito pode afetar sua capacidade de fazer novos movimentos financeiros no futuro.

Conseguir financiamento para a compra de um carro ou de uma casa, se torna inviável quando você apresenta um Score de Crédito baixo.

O que fazer?

A primeira ação a se fazer quando você descobre que está com o Score de Crédito baixo é consultar o resultado para o seu CPF nas principais instituições de Score de Crédito do país. Isso quer dizer que você deve verificar se o seu nome está negativado. Se houver alguma dívida em aberto, o melhor é negociar o pagamento com o seu credor e limpar o seu nome.

O que fazer para aumentar meu Score de Crédito?

Se você quer aumentar seu Score, lembre-se que nem tudo está perdido! 

O Score é uma pontuação dinâmica e pode mudar de um dia para o outro. Essas mudanças dependem do seu comportamento em relação ao mercado. O mais importante é manter os bons hábitos como consumidor.

  1. Pague as contas sempre em dia. O recurso de débito automático ajuda muito.
  2. Mantenha seu nome limpo.

Se você quer dicas de como fazer uma transformação financeira também na sua empresa, acesse o artigo de nosso parceiro BLB Brasil neste link.

Dicas de como ter um Score de Crédito saudável

  • Não parcele suas dívidas de cartão de crédito
  • Tenha um orçamento e um planejamento familiar
  • Faça uma reserva de emergência
  • Reduza gastos desnecessários

Caso você pratique no dia-a-dia as dicas acima, maiores serão as probabilidades de atingir uma melhoria no seu Score de Crédito e então reparar a sua situação financeira e construir um bom histórico no futuro. 

O texto te ajudou? Compartilhe em suas redes sociais e acompanhe o blog da Libra Crédito!