Blog Libra Crédito

05, May 2023
Independência financeira: aprenda os primeiros passos

Independência financeira é mais do que não depender dos pais para se sustentar. Basicamente, você conquista ela quando não precisa mais da receita do seu trabalho para manter todos os seus gastos a partir de um determinado momento da sua vida.  

Alcançar essa tranquilidade financeira é o objetivo de diversas pessoas. Afinal, não se preocupar com as contas no dia a dia ou passar menos tempo no trabalho e ter a possibilidade de dedicar esse momento para fazer outras coisas, não parece ser uma ideia ruim, não é mesmo?

Pensando nisso, a Libra Crédito preparou um conteúdo com dicas que podem te ajudar a conquistar a independência financeira. Acompanhe a seguir! 

Acumule recursos. 

O primeiro passo para conquistar a independência financeira pode parecer meio óbvio, mas acumular recursos é uma das etapas mais difíceis do processo. Isso porque fazer sobrar dinheiro com frequência não é uma tarefa fácil, ainda mais se você gosta de comprar. 

A dica nesse caso é ter foco nas finanças pessoais. Não caia na emboscada de comprar algo porque acha que merece, o prazer que a compra lhe trará, nessa situação, acabará sendo de curto prazo

Evite comprar por impulso, antes de realizar uma compra espere por umas semanas. Assim, é possível reparar se você precisava daquele determinado produto depois que esses dias se passarem.

Planejamento financeiro

O planejamento também é uma etapa essencial na busca pela independência financeira.  Como o objetivo de acumular recursos é gerar renda no futuro, é preciso decidir qual o montante de renda você precisa gerar para saber quanto deve juntar. 

Nesse momento, é hora de definir uma meta e, depois, traçar um plano para que o objetivo seja alcançado. Uma dica é usar planilhas e aplicativos de finanças pessoais para te ajudar a controlar seus gastos e planejar sua vida financeira.

Invista o seu dinheiro

Uma vez que você juntou e já tem um dinheiro guardado, chegou a hora de investir esse montante para que seu rendimento ou patrimônio faça você viver de renda. 

Ter uma carteira que gere recursos é a forma mais usual para alcançar a independência financeira. Ela pode ser na forma de dividendos, como ativos de renda fixa e fundos imobiliários.

A partir do momento que você tem o fluxo livre para tomar decisões, é preciso escolher como quer investir seu montante. 

Coloque em prática o que aprendeu

Saber lidar com dinheiro é um fator essencial para não passar apertos em emergências e, assim, ter uma vida mais tranquila. Se planejar, anotar os gastos do mês e realizar compras mais inteligentes e menos impulsivas podem ser os primeiros passos para sua independência financeira. 

De fato, as dicas abordadas no conteúdo são simples, mas, muitas vezes, não paramos para refletir como elas podem fazer diferença na nossa rotina.

Agora que você já sabe por onde começar, aproveite para compartilhar esse conteúdo com os amigos.