Blog Libra Crédito

18, January 2021
Como construir um orçamento familiar.

Se você não é bom em manter um orçamento familiar, saiba que não está sozinho. Muitas famílias operam sem um plano de gastos. Quase 60% das pessoas dizem que não controlam os gastos e duas em cinco nunca sequer tiveram um controle financeiro. E mesmo aquelas que pensam que estão seguindo um orçamento podem, na realidade, não estar fazendo isso. 

Criar um orçamento é uma ótima maneira de acompanhar para onde vai seu dinheiro a cada mês e uma etapa importante para colocar suas finanças em ordem. Além disso, a prática pode fazer com que atinja marcos financeiros, como criar uma reserva de emergência ou economizar para pagar a entrada de um imóvel de forma mais simples.

Pensando nisso, a Libra Crédito trouxe alguns passos fáceis para construir um orçamento familiar hoje mesmo.

 

  • Crie um orçamento familiar

O primeiro passo para viver com um orçamento é controlar as receitas e despesas da sua família. Reúna todas as suas contas, recibos de pagamento, extratos bancários – tudo o que você tiver que mostre dinheiro entrando ou saindo. Assim, você conseguirá administrar melhor seu dinheiro.

Quando você improvisa todo mês sem um orçamento em mente, está perdendo oportunidades de cortar custos desnecessários e economizar dinheiro. Alguns minutos gastos na criação de um orçamento agora podem economizar muito dinheiro mais tarde.

Se você quiser construir um planejamento orçamentário para a sua empresa, nosso parceiro, BLB Brasil fez um blogpost imperdível! Confira aqui.

 

  • Defina metas financeiras

O sucesso ou o fracasso do seu orçamento pode depender, em grande parte, do fato de ele estar alinhado às suas prioridades pessoais e familiares. Decida com os membros da família o que é importante para sua casa

Pode ser um dos pais ficando em casa para criar os filhos, uma aposentadoria precoce ou uma mudança para um aluguel mais barato. Depois de priorizar uma meta, você precisa decidir se ela é alcançável. Se for realista, crie seu orçamento de forma que canalize dinheiro para essa meta.

Clique aqui e entenda as vantagens que a Libra Crédito oferece para melhorar a sua vida financeira.

 

  • Ajuste suas despesas

Se sua receita líquida for negativa, significa que você orçou para gastar mais do que sua receita. Você terá que corrigir isso. Caso contrário, você pode acabar tendo que usar seus cartões de crédito, pedir dinheiro emprestado ou fazer saque a descoberto para sobreviver ao mês.

Despesas variáveis ​​são normalmente os lugares mais fáceis de ajustar os gastos, por exemplo, comer fora, passatempos e entretenimento. Até mesmo algumas de suas despesas fixas podem ser ajustadas, por exemplo, reduzir sua conta de cabo ou telefone, cancelando sua inscrição na academia ou não tirando férias este ano.

Avalie seus gastos usando uma análise de “desejos x necessidades”. Reduza ou elimine gastos nessas áreas “desejadas” para abrir mais espaço para as coisas nas quais você “precisa” gastar dinheiro.

 

  • Monitore seus gastos

Ao longo do mês, compare seus gastos reais com o que você orçou. Se você ultrapassar o orçamento, isso o ajudará a descobrir onde gastou mais dinheiro. No futuro, você pode tomar mais cuidado para não gastar demais nessa área. 

Ou você pode precisar ajustar seu orçamento para compensar os gastos adicionais. Se você aumentar seu orçamento em uma área, diminua em outra para manter seu orçamento equilibrado.

 

  • Saia da Dívida

Embora possa parecer difícil e pesado, administrar sua dívida é fácil quando você estabelece metas realistas. Um plano de gestão da dívida pode ser incluído em seu orçamento para que você possa pagar seus cartões de crédito, aluguéis e eliminar sua dívida geral.

Você pode não conseguir pagar todas as suas dívidas hoje, mas pode criar um plano realista para trabalhar no sentido de saldar essa dívida

Seu orçamento familiar mostrará onde seu dinheiro está sendo desperdiçado com altas taxas de juros e despesas desnecessárias para que você possa identificar qual a direção seu dinheiro realmente tem tomado.

 

  • Faça uma reserva de emergência

O estresse de uma crise financeira pode prejudicar as famílias. Estabelecer um fundo de emergência ajuda você a economizar para despesas inesperadas.

Uma boa reserva de emergência normalmente é construída quando se poupa de 10 a 20% da renda fixa familiar, e aplica-se esse dinheiro em alguma poupança com um rendimento acima de 100% de CDI, ou investindo em alguma ação.

Um valor que pode ser usado como uma boa meta para a reserva emergencial são seis vezes o valor do custo de vida.

Resumidamente, aplique essas dicas, faça hoje mesmo seu orçamento familiar e comece a viver com um orçamento adequado para você e sua família

Faça escolhas financeiras saudáveis ​​para eliminar dívidas, diminuir custos, economizar dinheiro e esticar o pagamento sem fazer cálculos constantes. 

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e acompanhe o blog da Libra Crédito.