Blog Libra Crédito

17, December 2020
Inflação: o que é e como ocorre?

A inflação afeta a vida de todos os brasileiros. Talvez você sinta os efeitos dela no aumento da compra do mercado ou talvez no valor da conta do restaurante.  E embora esse conceito tenha ganhado diversas metáforas de economistas e presidentes ao longo dos anos, ela pode ser definida de uma forma simples: a inflação é o fenômeno do aumento generalizado dos preços

Apesar dos consumidores não serem fãs desse aumento, você sabia que a inflação de maneira estável é saudável para a economia? O problema é quando ela sai do controle e impacta negativamente o poder de compra da população e também os investimentos

Se você quer saber mais sobre o que é inflação e como ocorre esse fenômeno. Acompanhe o conteúdo que a Libra Crédito preparou! 

Qual é o conceito de inflação?

O conceito de inflação engloba o aumento do nível de preços médios da economia. Esse fenômeno é expresso anualmente em termos de uma taxa percentual. Dessa forma, quando ouvimos nos jornais que inflação é de 2%, significa que, os preços, naquela economia, são 2% mais altos do que doze meses antes. 

Como a inflação é medida? 

Existem diversos tipos de indicadores que medem a o aumento generalizado dos preços. No Brasil, um dos principais é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

Nele, os estatísticos mensuram, de meses em meses, a variação dos preços em uma cesta de bens e serviços imaginários estabelecidos. Assim, é possível acompanhar como o preço dos itens se comportou em um período determinado. 

Outra forma de medir esse fenômeno no Brasil é pelo Índice de Preços ao Produtor (PPI). Nesse caso, ocorre o acompanhamento dos preços das matérias-primas para os fabricantes e os valores dos materiais cobrados aos varejistas pelos produtos no atacado. Dessa forma, o PPI mensura a variação de preços a partir da perspectiva do vendedor. 

O que gera o aumento contínuo dos preços?

O aumento contínuo dos preços pode ocorrer devido a dois fatores. Um deles é chamado de inflação de demanda. Imagine o seguinte cenário: existem 100 imóveis vagos para alugar em sua cidade e apenas três pessoas procurando uma nova casa para morar. 

A oferta é muito grande, porém a demanda não é tanta. Sendo assim, os valores dos aluguéis tendem a cair, já que sobraram casas vagas. Todavia, quando há muitas pessoas procurando por produtos e serviços e a oferta está estável, é natural que os preços aumentem

Outra causa que leva ao aumento dos preços é a chamada inflação de oferta, ligada ao aumento de matérias-primas básicas. Os reajustes impactam diretamente nos custos de quase todas as empresas e as consequências chegam ao bolso do consumidor.

Para que serve a inflação?

Como você pode perceber, todo mundo, direta ou indiretamente é afetado pelo aumento contínuo dos preços. Ela diz muito sobre as condições sociais e econômicas de um país. Com base nesse fenômeno, é possível calcular o padrão de vida de uma sociedade, por exemplo.

No fim, quem mais sofre com a inflação costuma ser quem vive de salário, já que a renda não costuma mudar, mas o custo de vida tende a aumentar. 

Agora que você já sabe quais os efeitos da inflação, aproveite para compartilhar esse conteúdo com mais pessoas e acompanhar o blog da Libra Crédito