Blog Libra Crédito

02, September 2020
Educação financeira: tudo sobre como organizar seus rendimentos.

Manter uma vida financeira saudável e equilibrada pode ser um grande desafio. Os imprevistos aparecem, a fatura do cartão chega e o investimento que não está rendendo como esperado te surpreende. Como se blindar disso? Uma boa educação financeira pode te ajudar!

A Educação financeira é constituída principalmente por mudanças de hábitos que te auxiliarão na administração dos seus rendimentos, poupanças e investimentos. Além disso colabora na construção de um consumo consciente e na prevenção de crises.

Para te ajudar nisso, a Libra Crédito construiu um material exclusivo que vai tornar simples e acessível o caminho para sua educação financeira! Clique aqui e confira o material completo.

Se você quer conferir um resumo, acompanhe aqui!

Como você lida com o seu dinheiro?

De acordo com  uma pesquisa realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) para identificar os hábitos financeiros da população brasileira, apenas 33% dos entrevistados conseguiram poupar parte de sua renda obtida naquele ano, e consequentemente criaram reservas financeiras. Sendo que, deste percentual, apenas 13% poupou devido a um planejamento financeiro!

Esses números preocupam e mostram que a maioria da população brasileira não possui o hábito de poupar dinheiro! Com base nessas informações, a ANBIMA, com o apoio do Datafolha, elaborou cinco perfis da população: construtor, despreocupado, camaleão, sonhador e planejador.

Quer saber qual é o seu perfil? Clique aqui e baixe agora o e-book!

Esses perfis caracterizam os principais hábitos dos brasileiros quanto à sua rotina financeira: aqueles que são desorganizados financeiramente, outros que são fãs das gambiarras, aqueles que até pagam tudo em dia mas não constroem reservas financeiras, e aqueles que até reservam, mas não possuem conhecimentos financeiros que permitam investimentos com melhores retornos.

Se identificou com algum? Então este texto é para você!

Quero acabar com a sensação de aperto 

Se a cada imprevisto que aparece você perde o sono e fica com aquela sensação de aperto, você precisa se educar financeiramente. O primeiro passo é colocar no papel: quanto você ganha? quanto você gasta?

Registre todas as suas entradas e saídas de dinheiro. Não se esqueça da gasolina do carro e nem dos trocados que sobram na sua carteira e que você dá para o seu filho: anote tudo!

Esse registro pode ser feito em algum caderno, planilha ou aplicativo feito para isso! O importante é que você adquira esse hábito!

No nosso e-book listamos aplicativos e disponibilizamos uma planilha completa para colocar seu planejamento em prática. Clique aqui e adquira grátis!

Planejamento é a chave de ouro da educação financeira

Categorizar os seus gastos e depois alocar a sua renda, é se planejar financeiramente! Separe os seus gastos fixos, como aluguel, contas da casa e plano de saúde, em uma categoria. Depois contabilize os seus gastos variáveis, como alimentação e combustível. 

Não se esqueça de contabilizar as suas reservas financeiras e insira também o quanto você investe em lazer ou em outros gastos supérfluos.

O quanto você destina de renda para cada categoria pode variar de acordo com a sua realidade: possui casa própria? Tem gastos com aluguel? Possui dependentes? Por isso, é importante entender como você pode fazer essa distribuição.

Caso você não tenha gastos com aluguel e filhos, você pode aproveitar para reservar por volta de 45% da sua renda. Já quem não possui a casa própria e tem filhos, possui gastos fixos e variáveis mais elevados, e geralmente consegue se organizar para  reservar apenas 10% de sua renda. Porém, qualquer percentual de valor reservado é importante para constituir a reserva que você precisa, e então dar fôlego para os seus projetos e também te deixar tranquilo caso surja alguma nova despesa financeira.

No nosso e-book separamos 4 principais perfis, clique aqui e saiba como você pode distribuir sua renda. 

Preciso ter uma reserva financeira?

Não importa a sua idade, você precisa se preocupar com as reservas financeiras! Direcionar em curto, médio e longo prazo pode te ajudar na construção dos seus sonhos e objetivos de vida.

É importante lembrar que você pode investir as suas reservas em produtos financeiros remunerados, por exemplo, por juros, e desta forma o valor necessário pode ser alcançado em menos tempo e seus objetivos alcançados com planejamento financeiro.

Lembre-se: a reserva financeira não é apenas para o sonho da casa própria ou de grandes viagens, ela também é necessária para possíveis emergências com o seu carro ou com a sua família.

Por isso, se planejar para ter uma reserva é administrar com consciência seus rendimentos e ter uma vida financeira mais segura e tranquila. 

Quero essa mudança já!

Organizar e planejar as rotinas financeiras pode ser difícil no começo, mas os resultados de uma boa administração podem ser vistos rapidamente.

Aproveite que estamos no começo do mês e aplique já esses ajustes no seu dia-a-dia. Se você gosta de papel e caneta, pegue aquele caderno na sua gaveta, vire uma página e comece agora! Mas, caso prefira, temos uma planilha pronta para você no nosso e-book.

Além disso, existem vários aplicativos que podem te ajudar nisso. Caso você tenha algum parceiro ou parceira, convide-o para realizar esse planejamento com você.

Insira essa prática na sua rotina mensal, trace planos e comece a impactar a sua vida com uma rotina financeira mais organizada e saudável. 

A Libra Crédito quer te ajudar a dar o primeiro passo para obter uma vida financeira mais saudável e para isso te daremos acesso gratuito ao nosso material completo, onde você encontrará respostas para várias dúvidas frequentes além da definição de perfis financeiros e direcionamentos necessários para que você comece essa caminhada com passos firmes, rumo a uma vida financeira mais equilibrada e tranquila. Clique aqui e confira!

Ficou com dúvidas? Comente aqui e vamos te ajudar!