Blog Libra Crédito

10, April 2020
Capital de giro.

Ei, você aí?! Vamos conhecer um pouco mais sobre capital de giro?

De forma simples, capital de giro é o dinheiro que a empresa tem para pagar suas contas e manter o negócio funcionando, ou seja, girando. Esse dinheiro pode estar, por exemplo, em caixa, na conta do banco ou em forma de mercadorias no estoque.

Se envolve dinheiro, deve ser um tema importante, certo? Vamos entender um pouco mais.

Quando você produz algo para vender, um dos primeiros passos para se chegar no produto final desejado é a compra da matéria-prima para produzi-lo. Para isso, provavelmente você terá que comprar essa matéria-prima de algum fornecedor, o que te leva à sua primeira negociação: o prazo de pagamento ao seu fornecedor.

Geralmente, busca-se negociar um prazo suficiente para transformar a matéria-prima em produto final, além de um tempo adicional para efetuar a venda. 

Tomemos esse prazo para pagamento aos fornecedores como uma verdade.

Neste caso, se todos os seus produtos fossem vendidos à vista, não haveria problemas com o seu fluxo de caixa, pois todo o dinheiro necessário para efetuar novas compras de matéria-prima já estaria no seu caixa, e então você poderia pagar o que deve e efetuar uma nova compra à prazo.

Contudo, também é muito comum vendermos nossos produtos a prazo, o famoso “passar no crédito”.

Dito isso… suspense… tchan nan nan!!! BEM VINDO À REALIDADE! Você também terá que negociar o prazo de recebimento com os seus clientes. 

Então vamos para um caso prático:

Vamos supor que você adquira matéria-prima para o seu negócio hoje e que vá pagar por ela daqui a um mês (30 dias). Seu processo de produção demora 15 dias e, depois de pronto, você geralmente demora 10 dias para conseguir vender algo que está no seu estoque. Portanto, entre a compra da matéria prima, a produção e a venda, já se passaram 25 dias. Ou seja, você terá ainda 5 dias de lambuja para pagar o seu fornecedor, correto? 

Não!!! O seu cliente quer muito comprar a prazo também! Veja o que ele está falando: 

Cliente: Gostei muito do seu produto! Vou levar 10 deles!
Você: Maravilha! Fico feliz que tenha gostado tanto. Já vou embalar enquanto você acerta ali no caixa, ok?
Cliente: Ok! Muito obrigado.
Caixa: Bom dia senhor! Obrigado pela preferência. O total ficou em R$ 1.000,00.

Cliente: Ok, você aceita cartão?
Caixa: Não.
Cliente: Ah, que pena, só uso cartão. Tchau!

(Empreendedor dando socos na parede!!!)

Calma, vamos voltar a conversa.
Cliente: Ok, você aceita cartão?

Caixa: Sim! Crédito ou Débito?
Cliente: Crédito.
Caixa: Senhor, só aceitamos débito.
Cliente: Ah, então não vou levar, só consigo se fizer em 3 vezes. 

(Empreendedor roendo as unhas!). Vamos dar mais uma colher de chá, volta denovo!

Cliente: Crédito.
Caixa: Fazemos em até 3 vezes.

Cliente: Ah, pode ser em 3 vezes então. Obrigado!

Ou seja, você receberá apenas 33% do valor do produto vendido à vista. Os outros 66% ficaram para 30 e 60 dias a partir da data da venda. Como você vai fazer para pagar o seu fornecedor, o salário dos seus empregados e os seus impostos?

BINGO!!! Com o seu CAPITAL DE GIRO!

Esse exemplo mostra como muitas empresas funcionam, pois geralmente as contas chegam antes do pagamento dos clientes. 

Esse efeito pode ser ainda pior dependendo do negócio que você tenha. 

Alguns negócios possuem mais vendas em períodos específicos do ano. Chamamos isso de sazonalidade. Por exemplo, uma sorveteria vende muito mais no verão do que no inverno. Mas ela paga o mesmo aluguel e o mesmo salário para seus funcionários em todos os meses do ano. O capital de giro é mais importante quando a empresa é mais impactada pela sazonalidade, então ela precisa ter mais dinheiro guardado para os meses em que o movimento é baixo.

Quanto maior for o seu capital de giro, por mais tempo você poderá manter a empresa funcionando sem precisar receber de seus clientes. Isso faz com que você possa oferecer diferenciais, como pagamentos a prazo e parcelados, sem sofrer grandes riscos. Desta maneira, é importante perceber que o capital de giro funciona como um seguro para a sua empresa, o que gera solidez e fôlego financeiro para combater momentos mais difíceis.

Agora que você já sabe o que é, e como funciona o capital de giro, vamos falar de algo mais sério.

Impacto do Covid-19 e replanejamento financeiro

Estamos passando por um momento extremamente complicado. Não sabemos exatamente quando a situação irá melhorar e por quanto tempo a economia ficará parada. Pequenas e médias empresas geralmente operam com um capital de giro menor (que muitas vezes não chega a suprir 2 meses com as portas fechadas sem obter novas receitas) e portanto podem sofrer muito nesse momento de quarentena. Assim, temos algumas dicas que podem te ajudar a se replanejar financeiramente:

    1. Busque deixar o máximo possível de dinheiro em caixa, principalmente para honrar seus compromissos nos próximos meses e não correr o risco de ter problemas com o funcionamento de sua empresa. O governo está disponibilizando algumas alternativas de auxílio emergencial que podem lhe ajudar nesse momento de maior impacto econômico. Clique aqui e saiba mais.

    2. Caso não consiga honrar seus compromissos, renegocie suas dívidas. Tente entrar em contato com os seus credores e verifique se há a possibilidade de renegociar os prazos de pagamento. Talvez o seu fornecedor ou o seu banco possam aguardar um pouco mais para receber seu pagamento, ou mesmo possam parcelar sua dívida. Uma conversa transparente pode ajudar as duas empresas a passarem por esse momento difícil e retomar suas operações quando esse período passar.

    3. Desconto de recebíveis: você também pode ter algum dinheiro a receber dos seus clientes. Levante seus números e vá até o seu banco ou a instituição financeira que você já tem relacionamento. Você pode conseguir adiantar alguns recebíveis, gerando caixa para que possa pagar seu aluguel e seus empregados.

    4. Redução de despesas: é um momento ruim, mas lembre-se que ele é passageiro. Tente reduzir tudo o que não prejudica a sua empresa no médio e longo prazo. Você pode reduzir seu salário? Há algum gasto na sua empresa que não seja tão necessário? Apenas lembre-se que quando isso tudo passar, você voltará à atividade. Tente ao máximo não fazer cortes que irão te prejudicar no futuro.

    5. Se reinvente: o que o seu negócio pode oferecer para as pessoas nesse período difícil? Há academias fechadas alugando seus equipamentos e restaurantes que passaram a só fazer vendas por entregas. E sua empresa, de que maneira ela pode atender seus clientes neste momento?

Com um bom planejamento, poderemos sair dessa difícil situação de forma equilibrada. Dedique um tempo para estudar quais são suas opções e mantenha a esperança. São tempos difíceis, mas passaremos por eles juntos.